02 julho 2009

Formatura da Escola Dendê da Serra




Quando uma criatura humana
desperta para um grande sonho
e sobre ele lança toda a força
de sua alma, todo o universo
conspira a seu favor.
Goethe

Queridos amigos,
Eu sou Elisa Jorge, professora do 8º ano da Escola Rural Dendê da Serra. Este ano, eu e os meus alunos
estamos concluindo uma jornada de 8 anos. Desde 2002, a minha vida está profundamente ligada à destes
meninos, que eram pequenas crianças de 7 e 8 anos e agora são jovens de 14 e 15 anos. Nossos caminhos se
encontraram num lugar muito especial. Pois é numa reserva da Mata Atlântica, próxima das águas do Oceano
Atlântico, que está a Escola Rural Dendê da Serra.
A princípio, a escola funcionava em instalações bem precárias, as salas eram num curral, em que todos os dias
professores e alunos limpavam o espaço, arrumavam seus cantinhos de época, colocavam mesas e cadeiras no lugar e
as aulas aconteciam. Em 2003, o 2º ano da minha classe, a escola já estava funcionando em seu local atual. Numa
linda fazenda cercada de mata por todos os lados, com rios e corredeiras, lá foi erguido o primeiro prédio da Dendê da
Serra, uma escola que desde o seu princípio é fruto do amor, da boa vontade de pessoas que acreditaram em nosso
projeto, e da coragem de professores, funcionários e amigos que fazem com esta escola funcione e atenda hoje a mais
de 140 crianças. Os nossos alunos são moradores das zonas das florestas, áreas rurais, da vila de Serra Grande e
algumas também vêm de Itacaré. São em sua maioria crianças com poucas condições financeiras e que levam uma vida
bem simples.
Ao longo destes 8 anos meus alunos cresceram, aprenderam as matérias curriculares, aprenderam a pintar
aquarelas, a tocar flauta e cantar, trabalharam com madeira..., desenvolveram várias habilidades e hoje tenho diante de
mim a cada manhã jovens com vontade de aprender e cheios de expectativa para o que a vida há de lhes trazer pela
frente.
Como finalização do nosso 8º ano estamos preparando um espetáculo teatral com a peça Sonho de Uma Noite de
Verão de William Shakespeare para apresentar a toda a comunidade. Desde o ano passado estamos, também,
trabalhando para que possamos fazer uma viagem, no final de outubro, depois das apresentações do teatro. Em 2008
já começamos vendendo artesanato produzido por eles e também vendendo bolos, tortas e sucos nas apresentações de
final de ano na escola. Recebemos também doações de pessoas amigas. Contamos até o momento com R$ 1.700,00 ,
e precisamos alcançar o total de R$ 8.000,00.
O nosso percurso é Ilhéus – Salvador – Chapada Diamantina. A viagem que pretendemos fazer tem muitas finalidades,
além de ser um marco que vai tornar mais inesquecíveis ainda todos esses anos e experiências que tivemos juntos. É uma
oportunidade que terei de proporcionar a esses jovens, que praticamente nunca saíram daqui, conhecer a capital de seu
estado, o centro histórico do Pelourinho e outros pontos importantes. A caminho da Chapada teremos a oportunidade de
ver as variações de vegetação e relevo que são objeto de nosso estudo em nossas épocas de Geografia, fazer
observações ligadas à Mineralogia e Geologia, além de conhecer outros centros históricos importantes. Os preparativos
para uma viagem dessas envolvem uma série de detalhes como: trabalhar em grupo, lidar com dinheiro, relacionar-se
com diferentes tipos de pessoas, vivências necessárias e saudáveis para jovens desta idade. Eles têm se empenhado
bastante, tanto nos ensaios e preparativos para a peça teatral quanto na realização da viagem. Neste momentos, além
de vender bolos e sucos em todas as festas juninas que acontecem na comunidade, os alunos estão confeccionando
papel reciclado e criando lindas agendas e cadernos para arrecadar recursos.
Acredito na imensa importância da concretização desse projeto para eles. É por este motivo que escrevo esta carta,
para falar com vocês, meus amigos e amigos de meus amigos. É muito bom ter um sonho, empenhar-se e conseguir
realizá-lo! Para jovens como os meus alunos eu tenho certeza de que isso repercutirá pela vida inteira.
A turma do 8º ano tem 22 alunos, nós pretendemos viajar durante 7 dias e teremos despesas com um ônibus que
teremos que alugar, hospedagem (camping ou alojamentos bem simples – até em escolas) e alimentação. Ficaremos
imensamente gratos a todos aqueles que queiram participar na realização deste grande sonho. Abaixo deixo o número
da nossa conta, que é utilizada exclusivamente para os fins desta viagem, para quem queira fazer algum depósito,
comprar alguma coisa feita pelos alunos ou colaborar de outra forma.
Aqueles que quiserem nos conhecer melhor podem entrar no site da Escola Dendê da Serra
(www.dendeserra.org.br). Estou à disposição para explicações ou dúvidas pelo e-mail elisadendeserra@gmail.com
ou pelo e-mail da escola (escoladendedaserra@gmail.com). O telefone da escola é 73 - 3239 6285.
Agradeço desde já em meu nome e em nome de todos os meus alunos.
Serra Grande, 20 de junho de 2009
Conta bancária para doações para o 8º ano:
Elisa Maria de Freitas Jorge
Banco do Brasil
Agência: 0019-1
Conta-Poupança: 19.662-2

Nenhum comentário: